Se você deseja profissionalizar o seu site, mas ainda possui algumas dúvidas relacionadas a isso, como fazer e quais as melhores opções, comece por um dos principais elementos: o domínio.
Ele faz com que a sua identificação como marca, pessoa ou empresa, seja mais concreta e reconhecida, e o trabalho em questão encontre uma posição mais profissional perante o mercado, principalmente online.
Se você ainda não sabe muito bem como tudo isso funciona, acompanhe o texto, pois iremos explicar o que é um domínio website, como fazer o registro de domínio em poucos passos, e aprofundar mais um pouco este assunto. Leia e confira.
O que é um domínio?
O domínio é a identificação de sua empresa, negócio ou trabalho dentro da internet e toda a web. É o nome do seu site, e como as pessoas poderão encontrá-lo quando forem procurar seus serviços, sejam eles quais forem.
Por exemplo: “www.nomedoseutrabalho.com.br”
Há diversas extensões além do “.com.br”, e hoje muitas pessoas apostam nesta profissionalização rapidamente, pois torna o trabalho de busca muito mais fácil, rápido e otimizado. Os principais são?
- .com – qualquer pessoa pode registrar seu domínio.
- .org – é originado para a utilização de organizações sem fins lucrativos (ONGs), porém todos podem usar.
- .net – É utilizado por redes de computadores que trabalham com um conjunto de sites menores, como se fossem um portal.
- .int – Essa extensão é limitada a organizações a partir de duas nações
- .edu – Quem a usa são as instituições de ensino, escolas, universidades, faculdades e afins.
- .gov – Entidade governamentais de todo o país
O registro de domínio é basicamente para poupar qualquer pessoa de memorizar números e dados que compõem um sistema de interne. Então, nomes próprios de empresas e afins são aplicados para facilitar a navegação.
Na linguagem de rede, todos os domínios são criados a partir de IP’s, que são sequências de ao menos 11 números. Imagine se fosse necessário saber todos de cor? Pois é! Por isso que o domínio website, assim como a identidade de um site existem.
Diferenças entre domínio e hospedagem
Agora que você já entende o que é um domínio, você sabe a diferença entre ele hospedagem? Sabe aliás, que existe diferenças entre os dois? É muito comum que sejam confundidos, mas para que não tenha mais esse problema, confira o papel desses dois.
Domínio – Como pudemos entender até aqui, o registro de domínio é o nome do seu site, o que você irá colocar para que todos possam reconhecer sua marca. Ele é a sequência de caracteres que facilita o trabalho online de qualquer busca em um navegador.
Hospedagem – A hospedagem é o espaço online que é possível reservar para seu site funcionar na internet. É nele que você irá armazenar o seu domínio website e todo o conteúdo que existe nele.
A hospedagem e a criação de identidade de um site podem ser feitas em sites que proporcionam esse espaço gratuitamente, como por exemplo o WordPress, que possui a opção paga ou não, ou, pode ser feita com uma mensalidade ou anualidade, dependendo da plataforma.
Há sites que não possuem planos gratuitos, e há sites que possuem as duas possibilidades, você pode escolher o plano mais cabível para o seu tipo de trabalho e claro, bolso, e pagar para ter serviços, e até mesmo um domínio próprio, que muitas vezes é oferecido.
Ou seja, você pode tanto comprar seu domínio website em uma plataforma especializada e hospedá-lo em outro site que deseja e que seja de sua preferência, ou já montar o seu site e comprar o domínio junto com ele, pagando tudo mensalmente.
Como criar um domínio
Aprenda agora um rápido passo a passo de como criar um domínio e profissionalizar o seu trabalho na internet.
- Para criar um registro de domínio, você deve ter um CNPJ ou um CPF
- Você ou sua empresa devem ser legalmente estabelecidos ou até mesmo representados
- Ter um contato em território nacional
- Caso queira colocar a extensão “.br”, se registre no registro.br
- O domínio deve ser registrado no nome do cliente ou da pessoa que deseja criá-lo
- Pague o seu domínio ou um plano de hospedagem
- Pronto!
O domínio no Brasil sempre terá um custo, seja dele mesmo ou do site em que o construiu, pois, ele poderá entregá-lo gratuitamente, mas você pagará a hospedagem ou algum plano de qualquer forma.
A maioria dos pagamentos são mensais ou anuais e feitos via cartão de crédito, porém é necessário entender todas as condições de cada site que visitar para cotar. A partir do pagamento confirmado, o domínio website que criar será seu.
Porém, só será seu enquanto continuar pagando os custos. Por exemplo, se desiste do contrato, esse domínio ficará novamente disponível para quem quiser utilizá-lo após algum tempo de congelamento do mesmo.
Benefícios do registro de domínio e identidade de um site
“Ter um domínio próprio traz confiabilidade e segurança para clientes e visitantes do seu site”
Há diversos benefícios em se ter um registro próprio. O primeiro deles é a importância da identidade de um site. É muito mais fácil encontrar o trabalho de alguém quando a marca é aplicada de todos os modos na internet.
Além disso, há outros benefícios como:
- Maior credibilidade e confiança das pessoas em seus produtos
- É encontrado rapidamente online
- É possível ter um e-mail personalizado do seu negócio
- O mesmo domínio pode ser aplicado na plataforma que preferir
- Sua marca terá a devida proteção contra plágios e problemas afins
Ou seja, além da fácil busca por seu nome e negócio, a compra de um domínio possibilita até mesmo um e-mail profissional, algo que é muito valorizado em nosso país hoje, pois mostra segurança e investimento em sua marca.
É possível ainda soltar a sua imaginação com o seu domínio website, e criar a identidade de um site que tenha tudo a ver com a sua proposta, seu gosto e com o que procura demonstrar para todos que necessitam de seus serviços.
Hoje é possível escolher a dedo todos os melhores endereços e plataformas para domínio website, para que você possa fazer o registro de domínio com segurança e dar um passo longo e otimizado em seus negócios.